Ações que visam proteção à mulher pautaram visitas da vereadora Ana Paula Guimarães (Podemos) na capital do Estado.
Ontem (02), a parlamentar visitou a estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), instalado na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
Recebida pelo coordenador de Planejamento e Monitoramento, tenente-coronel PM Marcos Vinicius Akira e pelo Assessor Técnico da Superintendência do Ciosp, Subtenente BM Leandro Gustavo Alves, a vereadora buscou entender como funciona o sistema operacional, especialmente sobre o botão do pânico para mulheres com medida protetiva.
Ana Paula conheceu ainda como é feito o monitoramento das câmeras de segurança instaladas nas escolas da rede estadual, resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado de Educação e de Segurança Pública.
Na manhã de hoje (03), Ana Paula visitou a unidade da Patrulha Maria da Penha, no 1º Comando Regional da Polícia Militar de Cuiabá. Com a comandante, Cap PM Denyse Pereira Valadão, a parlamentar conheceu a estrutura e as atividades desenvolvidas pela Patrulha, que atende toda a Baixada Cuiabana.
A comandante apresentou o trabalho da equipe, que inclui o acolhimento de mulheres vítimas de violência que tenham medida protetiva de urgência (MPU) e visitas solidárias realizadas para fiscalização das medidas; monitoramento dos agressores e o desenvolvimento do trabalho preventivo, por meio de palestras, lives, entrevistas e blitz educativa.
Dados da PM apontam que nenhum feminicídio foi registrado entre as mulheres assistidas desde a implantação da Patrulha Maria da Penha, em 2018. “Para nós esse dado é muito gratificante. Os casos de descumprimento que aconteceram tiveram intervenção e as medidas foram tomadas”, disse, reforçando que a conscientização e a prevenção são fundamentais para a diminuição dos casos de violência contra a mulher.
A vereadora esteve também com o comandante do 1º Comando Regional, o Cel PM Wankley Correa Rodrigues, que enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela Patrulha e do combate à violência contra a mulher.
“Os polícias são formados para tratar deste tipo de ocorrência e dar o melhor tratamento a este público vulnerável. Paralelo a isso, temos aumentado muito nossas palestras, visando a prevenção”, destacou.
“Sabemos da importância do trabalho preventivo e do acompanhamento das mulheres em situação de violência. Queremos que resultados positivos como estes sejam reproduzidos nos demais municípios e quero levar para Sorriso esse modelo de segurança que nossas mulheres tanto precisam”, afirmou a vereadora.