O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou nesta sexta-feira (13), em 1ª votação, o Projeto de Lei 7/26 que concede prioridade e celeridade na realização de exames e procedimentos para pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer.

Segundo o autor da proposta, vereador Brendo Braga (Republicanos), a iniciativa é extremamente relevante ao garantir efetividade e rapidez no atendimento ao paciente. "O câncer não espera, avança muitas vezes silencioso enquanto os pacientes e suas famílias vivem a angústia da espera por uma consulta ou início de tratamento que pode salvar vidas”, destacou.

Conforme o texto, fica garantida a prioridade absoluta na marcação, agendamento e realização de todos os exames e procedimentos diagnósticos previstos para os pacientes com suspeita clínica de câncer, em até 30 dias. 

O parlamentar, que venceu um câncer em 2021 e ainda segue em acompanhamento, disse que dar prioridade a consultas, tratamento e exames é a certeza de vida plena e maior possibilidade de cura para a doença. “Durante meu tratamento, vi, infelizmente, pacientes diagnosticados tardiamente morrerem ou que exigiram quimioterapias e radioterapias mais longas, muitas vezes combinadas com cirurgias complexas e reabilitação intensiva”, lamentou.

O projeto – subscrito pelos vereadores Diogo Kriguer, Adir Cunico, Rodrigo Matterazzi e Toco Baggio – seguirá para mais dois turnos de votação. Se aprovado, será enviado à sanção executiva.