Foi aprovado durante a 35ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 198/2025 que torna oficialial o reconhecimento dos esportes equestres como práticas esportivas no âmbito do município. A proposta,  apresentada pelo vereador por Diogo Kriguer (PSDB), visa valorizar uma tradição cultural profundamente enraizada na vida rural da região. Além de Diogo Kriguer, assinam a proposta os vereadores Adir Cunico (Novo), Gringo do Barreiro (PL), Emerson Farias (PL), Profª Silvana Perin (MDB), Rodrigo Matterazzi (Republicanos), Darci Gonçalves (MDB) e Brendo Braga (Republicanos).

O PL define como esportes equestres todas as modalidades que envolvem a interação entre cavalo e cavaleiro ou amazona, com fins competitivos, culturais, recreativos ou de lazer. Entre as práticas especificamente listadas estão o tiro de laço, a prova dos três tambores, o laço comprido e provas de rédeas, como team penning e ranch sorting.

De acordo com a justificativa, o reconhecimento formal visa fortalecer a cultura campeira, fomentar o turismo rural, incentivar o esporte de base e atrair investimentos e eventos que movimentem a economia local. "Este projeto representa o reconhecimento e a valorização de um importante patrimônio cultural, esportivo e social de Sorriso ", disse Kriguer.