O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou o Projeto de Resolução 07/23 que cria a Comenda “Ana Néri – Mérito na Arte do Cuidar”.
De autoria do vereador Devanil Barbosa (Patriota), a comenda visa homenagear e dar reconhecimento aos profissionais da enfermagem de Sorriso com comprovados serviços prestados e/ou atuação de destaque municipal, regional, nacional e internacional.
O nome Ana Néri é uma referência à primeira enfermeira do Brasil, nascida em 1814 na Bahia. Ana foi voluntária durante a Guerra do Paraguai. A distinção alusiva se baseia em símbolos como força, coragem e dedicação que esses profissionais possuem.
“Os trabalhadores da enfermagem representam a maior categoria de saúde do país e, apesar da relevante importância desses profissionais no dia-a-dia da assistência em saúde, o reconhecimento a eles ainda está aquém do seu valoroso mérito. Por isso, resolvemos apresentar essa proposta como uma questão de respeito absoluto aos trabalhadores da enfermagem”, justifica Devanil.
A propositura – subscrita pelos demais vereadores – foi aprovada na 15ª sessão ordinária.
HOMENAGEM – No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro em homenagem àquela que é considerada a "mãe" da enfermagem moderna no mundo - Florence Nightingale. De nacionalidade inglesa, nasceu em 12 de maio de 1820, em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados da década de 40, em homenagem a duas grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri, sendo esta enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.