Durante solenidade realizada na manhã de ontem (04), no Auditório da Escola Superior de Contas, a Câmara Municipal de Sorriso recebeu o Selo Prata, prêmio de reconhecimento de qualidade em transparência pública.

A certificação segue a Lei de Acesso à Informação (LAI) e é aferida pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), organizado pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e realizado pelos Tribunais de Contas.  

Sob presidência do vereador Iago Mella, a Câmara atingiu índice de transparência de 81,49% e conquistou a certificação pela segunda vez. O Controlador Interno da Casa, Hugo Assunção Capistrano, recebeu o Selo das mãos do coordenador nacional do Programa e ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim.

De acordo com o presidente Iago, a premiação é resultado de um esforço conjunto, direcionado pelo Controle Interno da Casa, que garantiu esse reconhecimento. “Recebemos o selo pelo segundo ano e isso mostra que fizemos a correta prestação de contas aos órgãos de controle. O Poder Legislativo de Sorriso avançou muito em transparência, mérito do trabalho de uma equipe que atua com muito comprometimento”, garantiu.  

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) certificou outros 68 órgãos públicos do estado classificados entre as categorias Diamante, Ouro e Prata. O Programa avaliou 288 unidades gestoras em 124 critérios e mais de 200 itens.  

Sorriso também foi premiada com o Selo Diamante recebido pela Prefeitura, que atingiu o índice de transparência de 98,01%.