Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (16), os vereadores debateram o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. O objetivo do encontro foi familiarizar os vereadores e seus assessores com a estrutura, o funcionamento e a importância estratégica dessa rede do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo cuidado integral de pessoas com sofrimento psíquico, transtornos mentais ou necessidades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.
A apresentação foi conduzida pela coordenadora da RAPS, Lígia Souza Leite, que detalhou a composição da rede e sua função vital na consolidação de uma política pública de saúde mental cada vez mais eficiente e acolhedora. Estiveram presentes os vereadores Brendo Braga, Darci Gonçalves, Jane Delalibera e Prof.ª Silvana Perin. Onde puderam tirar duvidas, falar das políticas públicas e das ações do parlamento.
“É de fundamental importância que os nossos legisladores conheçam a fundo o trabalho da Rede. Essa compreensão é um passo essencial para o avanço e o fortalecimento contínuo das políticas públicas de saúde mental em nossa cidade”, explicou Lígia durante a reunião.
A coordenadora destacou que a RAPS é uma rede de serviços que vai muito além do atendimento em hospitais. Ela é composta por diversos pontos de cuidado, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Acolhimento e Serviços Residenciais Terapêuticos. Esses serviços trabalham de forma integrada para oferecer um atendimento contínuo e humanizado, focado na reinserção social dos usuários e no respeito aos seus direitos.
Outro ponto enfatizado foi a articulação intersetorial da RAPS. A rede não atua isoladamente, mas conecta-se diretamente com a Atenção Primária à Saúde (UBSs e unidades de saúde da família) e também com setores como Assistência Social, Educação e Justiça.
Também participou da reunião a juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, que, em suas considerações, destacou a importância da realização de concursos públicos para as áreas que atendem diretamente os pacientes da rede.