Por meio de indicação, os vereadores Hilton Polesello (PTB), Vergilio Dalsóquio (PPS) e Fabio Gavasso (PPS) estão sugerindo ao Poder Executivo a criação de um fundo municipal específico para tratar de melhorias nas estradas vicinais do município de Sorriso, tais como: pontes, pavimentações asfálticas e cascalhamento, com a destinação de 50% do valor arrecadado sobre o ITR - Imposto Territorial Rural.

Com a municipalização do ITR, desde 2008, Sorriso fica com 100% do valor arrecadado sobre o imposto no Município e, segundo Polesello, nada mais justo que destinar a metade deste recurso em melhorias diretas para o setor. “Os próprios contribuintes, ou seja, a fonte geradora desse imposto irá receber as benfeitorias, melhorando assim o acesso às suas propriedades rurais”, salientou.  

Conforme o parlamentar, após conversa com o prefeito municipal, Dilceu Rossato, representantes do Sindicato Rural e classes envolvidas no segmento, chegou-se ao entendimento de que 50% do ITR será repassado diretamente a uma comissão que será formada pelo Sindicato, a qual direcionará os recursos a ações destinadas ao setor. “A intenção é que este repasse comece em 2014. Mas, para que isso ocorra, é preciso que seja criado e regulamentado este fundo específico”, explicou Polesello.

“Parabenizo o prefeito por ouvir as classes envolvidas e pela tomada de decisão. Sabemos que quando se fala em reajuste sempre causa polêmica, mas ouve um amadurecimento de todos e chegamos a um entendimento, de equalizarmos o valor em relação aos demais municípios”, finalizou.