O presidente Rodrigo Matterazzi (Republicanos) é autor de uma emenda impositiva ao Orçamento Municipal de 2026, destinando R$ 80 mil exclusivamente para a área da saúde. A Emenda nº 54, ao Projeto de Lei 209/2025, vincula o recurso ao Fundo Municipal de Saúde com um objetivo específico: custear consultas com especialistas, procedimentos clínicos e exames complementares na rede pública.
De execução obrigatória pela Prefeitura, a proposta busca enfrentar o problema de longo tempo de espera por atendimento especializado e por exames de diagnóstico. O parlamentar argumenta que as filas comprometem a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de doenças, "gerando sofrimento evitável às famílias e sobrecarga ao sistema".
"Nos últimos anos, observa-se aumento da demanda. A saúde é um bem indisponível e condição essencial para a dignidade da pessoa humana. Toda ação estatal deve buscar assegurar que cada cidadão tenha acesso oportuno aos cuidados de que necessita", defendeu Matterazzi na justificativa da emenda.
