O vereador Wanderley Paulo,  juntamente com o Diretor Geral do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Sorriso Claudir Von Dentz e o diretor geral do campus avançado de Lucas do Rio Verde, João Vicente Neto, estiveram reunidos com Fabio Cavalcante coordenador da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) para conhecer as ações e os trâmites para novos credenciamentos de Polos Embrapii. O objetivo é conquistar uma unidade para o município de Sorriso e região, vinculada ao IFMT.

A Embrapii é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) , que visa promover e incentivar a realização de projetos empresariais de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para setores industriais por meio de cooperação com instituições de pesquisa tecnológica.
Wanderley Paulo explicou a necessidade da  Embrapii ser implantada em Sorriso "Estamos na etapa da agroindustrialização de nossa produção, e precisamos ampliar as estruturas de apoio ao desenvolvimento industrial, tanto no campo da capacitação das pessoas para estarmos preparando a mão de obra para o futuro promissor de geração de emprego e renda para nossa região, como também para o desenvolvimento de inovações e soluções tecnológicas", pontuou o vereador.
Cláudir Von Dentz , destacou a importância do Instituto Federal de Mato Grosso estar preparado para o crescimento da agroindustrialização, atuando fortemente na busca de soluções tecnológicas inovadoras e na formação profissional.

Fábio Cavalcante explicou que a Embrapii vem se destacando como uma opção sólida de parceria para empresas que buscam prosperar no ecossistema de inovação. Desde a sua fundação, há 10 anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial já investiu R$ 3,46 bilhões em mais de dois mil projetos.
Em 2023, com R$ 677 milhões investidos, a Embrapii bateu o recorde que vem crescendo a cada ano. O resultado é 7,4% maior do que o apurado em 2022, quando a Embrapii viabilizou o investimento de R$ 630 milhões para apoiar a inovação no país.
"A importância da Embrapii transcende os números; e está enraizada na capacidade de impulsionar empresas a explorarem novas fronteiras. Ao facilitar parcerias estratégicas, ela se torna a ponte que conecta o potencial inovador das empresas à expertise das instituições de pesquisa, criando um terreno fértil para o crescimento sustentável", informou.