Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), o vereador Wanderley Paulo debateu a expansão de cursos e a oferta de vagas para a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Sorriso para o ano de 2026. O parlamentar destacou a importância da unidade para o desenvolvimento tecnológico do município.
O encontro contou com a presença de representantes da Seciteci, incluindo Alex Teixeira, assessor técnico; Gislayne Menezes, coordenadora da educação profissional; e o coronel James, assessor de segurança.
Foi explicado que, para 2026, a ETEC de Sorriso passará por uma significativa expansão. Atualmente com 4 turmas, a escola ganhará mais 5 turmas de Ensino Médio com cursos técnicos integrados. As novas opções de qualificação profissional serão:Automação, técnico em Informática, agronegócio, desenvolvimento de sistemas e manutenção de máquinas.
As matrículas para os cursos técnicos no próximo ano serão realizadas na própria Escola Estadual Ignácio Schevinski.
Durante a reunião, foi apresentado ao vereador o programa ArteDuf, que integra Arte e Educação Física no contraturno escolar. A iniciativa irá atender alunos, servidores e a comunidade local. Uma das primeiras ofertas serão aulas de violão, com 60 vagas disponíveis para o semestre.
Foi explicado que, ao concluir o curso, o estudante sairá com 4 tipos de certificações intermediárias. Um dos grandes benefícios é que, por meio de suas notas, o aluno poderá ter acesso direto à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), sem necessidade de vestibular, com a possibilidade de concluir o ensino superior em 2 anos.
O vereador Wanderley Paulo enxerga a ETEC como um divisor de águas para Sorriso. "Nossa expectativa em tecnologia é grande e essa escola é uma diferença maravilhosa para Sorriso", complementou. A unidade, vocacionada para as áreas de automação e manutenção industrial, deve se tornar um marco para o desenvolvimento tecnológico do município.
Além da educação técnica, o plano para a escola inclui uma forte integração com a comunidade. Estão previstas para 2026 ações como aulas de arte, violão e ginástica, todas gratuitas, voltadas para alunos, servidores e o público externo.
