Com objetivo de orientar os idosos quanto aos riscos do uso da internet, especialmente na aquisição de bens, produtos e serviços por meio do comércio eletrônico, para que eles não caiam em golpes de mensagem de aplicativo pedindo dinheiro, dentre tantos outros golpes que pode enganar facilmente os idosos, o vereador Wanderley Paulo – Progressistas, é autor da Indicação nº 808/2024 solicitando que o município institua uma campanha municipal de orientação aos idosos.

“A campanha tem o intuito de orientar os idosos sobre os riscos inerentes à navegação na internet como aquisição de bens, produtos e serviços através de utilização do comércio eletrônico; divulgação de dados pessoais por meio de ligações telefônicas de origem desconhecida e contratação de empréstimos e de qualquer natureza que não tenham sido solicitados”, informou Wanderley Paulo.

Wanderley,  pontua também que alguns exemplos desses estelionatos são as ligações para as casas dos idosos, solicitando algumas informações como dados pessoais e sigilosos, expondo suas contas bancárias e patrimônios. “Em diversos casos, o fraudador se apresenta, até mesmo como um funcionário do banco, pedindo ao cliente para realizar uma transferência como um teste, sendo que os bancos nunca ligam para clientes pedindo para realizar transações”, enfatizou.