O Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, um dos espaços dedicados à memória do município, pode ganhar um novo capítulo em sua exposição permanente: a história dos pioneiros nordestinos que ajudaram a construir Sorriso. A proposta partiu do vereador Wanderley Paulo (Progressistas), por meio da Indicação nº 1096/2025.

"De início vieram os sulistas, buscando adquirir áreas agricultáveis maiores do que as que possuíam em seus estados de origem. Mais tarde vieram migrantes de outras regiões, principalmente do nordeste", explicou Wanderley.

O vereador argumenta que conhecer a história da cidade e seu processo de formação é essencial para reconhecer cada indivíduo como parte ativa desse desenvolvimento. A proposta tem como objetivo criar um projeto que explore especificamente a colonização de Sorriso pelos migrantes do Nordeste.

A iniciativa é vista como uma forma de homenagear e preservar a memória das famílias nordestinas pioneiras. De acordo com o texto, essas famílias foram atraídas, "em sua maioria, pela chance de um novo começo" e tiveram um papel fundamental na "construção física, humana e cultural de Sorriso", pontuou Wanderley paulo.

A indicação agora segue para análise do prefeito e de sua equipe, que avaliarão a viabilidade de acatar a sugestão e implementar a nova seção no Centro Histórico-Cultural.