Com foco na saúde mental das mulheres durante a gravidez e o pós-parto, o vereador Wanderley Paulo (Progressistas), apresentou a Indicação Nº 1164/25, sugerindo ao |Poder Executivo, a criação de um programa com foco em atender, especialmente, gestantes, parturientes e puérperas em situação de vulnerabilidade social.
“A maternidade é um momento transformador, mas também pode ser repleto de medo, insegurança e solidão, especialmente quando a mulher não tem rede de apoio. A nossa proposta vem para assegurar que nenhuma mãe passe por isso sozinha”, explicou o vereador. O programa pretende oferecer suporte psicológico, emocional e social às mulheres ao longo do ciclo gravídico-puerperal.
De acordo com o texto do projeto, entre os principais objetivos do programa estão o acolhimento psicológico, a prevenção e o tratamento de transtornos mentais relacionados ao período gestacional e pós-parto, como a depressão pós-parto, a ansiedade e até a psicose puerperal. Além disso, contempla a capacitação dos profissionais da saúde, assistência social e educação para que atuem com empatia e sensibilidade.
A proposta foi encaminhada ao Poder Executivo.
