Tramitou durante a 39ª sessão ordinária, a Indicação Nº 1161/2025 de autoria do vereador Wanderley Paulo (Progressistas), solicitando que o Poder Executivo faça adesão ao "Projeto Novos Rumos", um projeto nacional do Senai (Serviço Nacional da Industria), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O propósito central do projeto é enfrentar a vulnerabilidade social, qualificando as pessoas em funções técnicas e operacionais para trabalharem na indústria local.
Wanderley explicou que Sorriso, sendo um polo do agronegócio, exige mão de obra cada vez mais qualificada em tecnologias avançadas e a adesão ao projeto garante que a formação oferecida pelo Senai se alinhe às exigências mercado local elevando a competitividade das empresas do município.
“A formalização da adesão demonstra o compromisso do Poder Executivo Municipal em buscar soluções de impacto social e econômico em parceria com grandes instituições nacionais. Utilizar a expertise técnica do Senai e o fomento do BNDES potencializa o investimento em Sorriso, garantindo a qualidade da capacitação sem onerar excessivamente o orçamento municipal”, explicou o vereador.
Para Wanderley Paulo, ao receber mão de obra pré-qualificada e certificada pelo SENAI via "Novos Rumos", as indústrias e empresas de Sorriso reduzem seus custos com treinamento inicial e diminuem o risco de contratação de pessoal despreparado. “Isso estimula a criação de novas vagas e atrai investimentos para o município”, destacou.
O vereador disse ainda que a iniciativa posiciona Sorriso como um município que investe ativamente em seu capital humano, oferecendo certificados de reconhecimento nacional. “A qualificação profissional não apenas eleva a renda individual, mas também a produtividade média e o índice de desenvolvimento humano (IDH) de toda a cidade”, finalizou Wanderley.
