Os vereadores de Sorriso participaram, na manhã desta terça-feira (17), da apresentação do relatório intermediário do Plano Estratégico de Desenvolvimento do município, que definirá as diretrizes para os próximos 30 anos. O documento, apresentado pelo economista Luiz Antônio Pagot, ex-diretor do DNIT e ex-secretário estadual de Infraestrutura, traz propostas como a ampliação do perímetro urbano, a implantação de um loteamento industrial e a revisão do traçado do anel viário no eixo Leste.
Um dos destaques do plano é a redistribuição do fluxo de veículos pesados, que devem ser desviados para as margens da cidade, aliviando o tráfego no centro urbano. A medida também visa atrair indústrias e empresas do agronegócio, aproveitando a logística próxima à BR-163. Além disso, está previsto o prolongamento das vias perimetrais que ligam a rodovia ao Aeroporto Regional Adolino Bedin e a outras áreas estratégicas.
Pagot, que atua como consultor do município, destacou que as mudanças devem harmonizar o trânsito entre caminhões e veículos menores, além de estimular o crescimento ordenado de Sorriso. O plano ainda inclui a urbanização de áreas periféricas e a viabilização de infraestrutura para o desenvolvimento econômico.