Por meio da Indicação 811/25, os vereadores Brendo Braga (Republicanos), Toco Baggio (PSDB), Rodrigo Matterazzi (Republicanos) e Adir Cunico (NOVO) estão solicitando ao Poder Executivo a implantação de um polo do Hospital de Câncer de Mato Grosso em Sorriso.
Para os parlamentares, a descentralização dos serviços oncológicos é uma medida estratégica para atender de forma mais rápida, eficaz e humanizada os pacientes que enfrentam a dura realidade da doença longe da capital. “Atualmente, pacientes de Sorriso e dos municípios circunvizinhos enfrentam longas viagens até Cuiabá para conseguir tratamento, o que gera desgaste físico, emocional e financeiro. A criação de um polo regional reduziria significativamente esses deslocamentos, facilitando o acesso a diagnósticos precoces, atendimentos especializados e tratamentos contínuos, que são determinantes para a recuperação do paciente”, destaca Brendo.
Segundo a propositura, outro ponto importante é a prevenção. Com um polo mais próximo da população, a realização de exames de rastreamento e diagnóstico contribuirá para a identificação precoce da doença aumentando as chances de cura.
Brendo pontua que Sorriso possui uma localização estratégica e uma infraestrutura em desenvolvimento que podem suportar a instalação de um polo de atendimento. “Defendemos que o estabelecimento desse polo vai além de uma questão de logística. Disponibilizar tratamento oncológico mais perto das pessoas significa salvar vidas, aliviar sofrimentos e garantir dignidade aos que mais precisam”, finaliza.
A indicação – subscrita pelos demais vereadores – foi apresentada na 23ª sessão ordinária.