Durante a 33ª Sessão Ordinária, um grupo de oito vereadores apresentaram a Indicação nº 1051/2025, propondo a aquisição de um veículo equipado com inteligência artificial (IA) para o mapeamento urbano. A proposta tem como objetivo modernizar a gestão da cidade, identificando de forma proativa e em tempo real uma série de problemas que afetam o dia a dia da população.

A ideia é que o veículo, circulando pela cidade, utilize seu sistema de IA para fazer o reconhecimento e o mapeamento das necessidades de manutenção. Segundo a justificativa da indicação, a tecnologia é capaz de identificar automaticamente, buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, acúmulo de lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas e tampas de bueiro quebradas

De acordo com os parlamentares, essa inovação já é utilizada com sucesso em oito estados brasileiros, trazendo mais eficiência para a gestão pública. A tecnologia, descrita como 100% nacional, consiste em um software que centraliza todos os dados coletados. Esse sistema não apenas apresenta as informações, mas também realiza estudos para embasar a tomada de decisões, permitindo que o poder público aja de forma mais proativa e assertiva na aplicação de recursos.

A indicação é assinada pelos vereadores Diogo Kriguer (PSDB), Adir Cunico (Novo), Brendo Braga (Republicanos), Emerson Farias (PL), Rodrigo Matterazzi (Republicanos), Toco Baggio (PSDB), Gringo do Barreiros (PL) e Wanderley Paulo (Progressistas).

A proposta agora segue para análise do prefeito e de suas secretarias, que avaliarão a viabilidade técnica e orçamentária da aquisição.