Devido ao aumento significativo no número de casos de gripe, viroses, dengue e chikungunya no Município, que vem ocasionando superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os vereadores Leandro Damiani e Zé da Pantanl estão sugerindo que durante o período crítico de endemias, as Unidades Básicas de Saúde (USB’s) atendam sob o regime de demanda livre, com ampliação do horário até às 20 horas.

Somente no dia 08 deste mês, a UPA atendeu 525 pessoas em 24 horas. A alta procura também foi registrada nas Upinhas dos bairros Santa Clara e Novos Campos, unidades que vêm enfrentando a mesma situação de superlotação.

Conforme os parlamentares, para desafogar a UPA, os pacientes com quadros como sintomas gripais leves ou outros atendimentos de baixa complexidade, podem procurar a UBS mais próxima de sua residência. Porém, é necessário que a demanda seja livre e o horário de atendimento estendido.

“Estendendo o horário de atendimento das unidades, com pagamento de horas extras aos colaboradores, conseguiremos suprir as necessidades dos usuários sem que tenham que aguardar tanto tempo para serem atendidos e sem superlotar as Unidades de Pronto Atendimento”, frisa Damiani.

A sugestão será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.