Os vereadores Dirceu Zanatta (PMDB), Professor Gerson (PMDB) e Irmão Fontenelle (DEM) visitaram na manhã de ontem (16) o Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga) e ouviram várias reivindicações dos pequenos produtores.
Algumas famílias pediram mais segurança naquela localidade, pois assaltos e furtos vêm acontecendo com frequência nas propriedades. Em alguns casos, os bandidos renderam as famílias em busca de armas e dinheiro.
Os assentados também estão reivindicando mais destinação de recursos do Poder Público para a agricultura familiar.
Na área da saúde, cobram principalmente transporte para as pessoas que necessitam se deslocar a cidade para serviços de fisioterapia e a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) no assentamento. Os moradores também estão ansiosos pelo início das obras de irrigação e da escola que deverá atender as mais de 200 famílias que lá residem.
Para o Profº Gerson, a visita foi bastante positiva e agora, os assentados esperam que as solicitações sejam atendidas. “Fomos muito bem recebidos pelos pequenos produtores daquela região e vamos contribuir, através das proposituras, para que possamos melhorar a qualidade de vida daquelas famílias”, destacou.
Segundo o vereador Dirceu Zanatta, todos os pedidos serão levados até o Poder Executivo. “Estaremos levando ao prefeito e secretários as reivindicações, para que em um curto prazo comecem a realizar as ações no assentamento. As famílias reclamam do abandono público, sendo na hora de gradear um lote ou na assistência técnica para a produção. Além destas reivindicações, o que mais nos preocupou foram as declarações dos moradores em relação a ação de marginais que vem ocorrendo com frequência nas propriedades. Por isso, estaremos nos reunindo com as autoridades policiais para que possam estar atuando na região, dando mais segurança àquelas famílias. Se continuar assim, em breve, haverá uma evasão de pessoas daquele local”, disse Zanatta.