O presidente da Câmara, Rodrigo Matterazzi, visitou, nesta terça-feira, as instalações do Hospital M'Boi Mirim em São Paulo, acompanhado do vereador Gringo do Barreiro. A unidade de saúde, construída em um tempo recorde de apenas 33 dias, serviu de modelo para um novo conceito que deve ser aplicado em obras públicas do município.
O objetivo da inspeção foi conhecer de perto a tecnologia de construção modular off-site utilizada no projeto e propor o mesmo sistema para obras públicas.
O segredo da velocidade foi explicado pelo coordenador de infraestrutura do hospital, Isac Ferreira. Diferentemente das obras tradicionais, nas quais tudo é construído no local, toda a estrutura do Hospital M'Boi Mirim foi produzida em fábrica com a tecnologia Light Steel Frame.
"Utilizamos componentes pré-fabricados para acelerar o processo. Tudo, desde a instalação elétrica e hidráulica até portas e janelas, é fabricado de acordo com o projeto e entregue em módulos, que são transportados até o local, possibilitando uma montagem mais rápida e com menor custo", detalhou Ferreira.
Um dos diferenciais apontados para unidades de saúde é que as paredes já saem da fábrica com as tubulações para a passagem de gases medicinais, essenciais para o funcionamento de equipamentos hospitalares, eliminando uma etapa crítica e demorada da construção convencional.
A visita técnica sinaliza uma mudança de paradigma na gestão de obras públicas, buscando na inovação, a solução para agilizar serviços essenciais à população.