Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Seguem abertas até o dia 28 de março, as inscrições para o programa Aprendiz Sorriso Legal. Desenvolvido e coordenado pela equipe do AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o programa prepara jovens de 15 a 17 anos para ingressarem no mercado de trabalho como aprendizes.
O objetivo é erradicar o trabalho infantil no Município, unindo o desejo dos jovens em começar a trabalhar, com a necessidade da empresa por aprendizes e a garantia de um trabalho protegido e legal.
Os jovens nesta faixa etária que desejam trabalhar podem procurar uma unidade do programa próxima à sua residência, acompanhado de um responsável:
CRAS São José
CRAS São Domingos
CRAS Praça CEU
Secretaria Municipal de Assistência (para moradores de área descoberta de CRAS)
Mãezinha do Céu – para moradores dos bairros Jardim Amazonas e Rota do Sol
Quartel – somente os formados no Projeto Luz do Amanhã de 2022.
O lançamento da edição 2023 está marcada para o dia 28 de março.