Teve início ontem (21.08), em todo o país, a Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Sorriso, a Apae preparou uma série de atividades para o período como gincana, apresentações e missa de ação de graças.

Na manhã de hoje (22.08), 26 alunos atendidos pela instituição fizeram apresentações de dança e música aos vereadores e servidores da Câmara Municipal.

Os visitantes foram recebidos pela presidente da Casa, Marilda Savi (PSD), que elogiou o trabalho desenvolvido pela entidade no Município.

Este ano, além do tema “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”, o movimento  aborda o projeto de lei do senador José Pimentel (PT-CE) que prevê o fim do repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a partir de 2016, às Apaes. A medida pode acarretar o fim dessas instituições.

Conforme a diretora da Apae em Sorriso, Terezinha Citadella, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de todo o país estão se mobilizando contra a proposta que, segundo ela,  prevê a inclusão de pessoas com deficiência na rede pública de ensino de forma radical. “Muitos alunos necessitam de atendimento diferenciado que as escolas regulares não oferecem como por exemplo, as terapias”, argumenta.

Segundo ela, a inclusão deve ser de forma gradual, com preparação e acompanhamento. “Nós já oferecemos educação profissional com encaminhamento ao mercado de trabalho. Hoje, temos alunos trabalhando em vários supermercados da cidade", informa.

Na próxima quarta-feira (28.08), a entidade fará uma manifestação na Praça da Juventude pelo não fechamento das Apaes.