O município de Sorriso passará a celebrar anualmente no dia 06 de julho o Dia do Cooperativismo. O projeto de lei nº 86/2019 que cria a data é de autoria do Vereador Mauricio Gomes – PSB e foi aprovado  na 33ª sessão ordinária.

 Conforme explica o vereador Mauricio Gomes, a iniciativa tem abrangência nacional. Esse movimento visa a promoção de ações voluntárias na busca de um mundo mais justo e igual, formando uma corrente do bem. “Essa data coloca em prática a essência do cooperativismo, uma oportunidade de multiplicar boas ações e transformar de alguma maneira a vida das pessoas e das localidades em que as cooperativas estão inseridas”, afirma.

Segundo Gomes atualmente, as ações de cooperativismo estão presentes na agropecuária, na saúde, na educação, nos sistemas de habitação, na forma de cooperativas de crédito, no consumo, nos serviços, na eletrificação e nas telecomunicações. “ Com uma comemoração apropriada visa trazer uma maior aproximação com a sociedade, o governo e outras instituições”, pontuou o vereador.

Aprovada por unanimidade o PL foi encaminhado para sanção municipal

O INÍCIO

A atividade cooperativa, no Brasil, teve início com a construção de um estado cooperativo, através das ações dos jesuítas. Nessa época e, durante muito tempo, foi modelo e exemplo de uma sociedade solidária, que era fundamentada no trabalho coletivo, em que o bem-estar coletivo se sobrepunha ao interesse econômico da produção. Foi um movimento cooperativista que surgiu, inicialmente nos sertões do Paraná, com base nos modelos europeus.