O vereador Claudio Oliveira (PR), encaminhou durante a 20ª Sessão, o requerimento nº 150/2017, requerendo a disponibilização de profissionais habilitados em Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, para atuarem nas unidades de ensino da rede pública estadual, no município de Sorriso, conforme determina a Lei nº 7.835/2002.

O requerimento aprovado por unanimidade foi encaminhado ao Governador do Estado de MT, Sr. Pedro Taques, com cópias ao Secretário de Educação Marco Marrafon, ao Sr. Zeferino Junior, Assessor Pedagógico da SEDUC.

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS foi reconhecida pela Lei nº 10.436/02 como a forma de comunicação e expressão, garantindo o apoio ao uso e difusão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com a estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiências auditivas do Brasil.

A Lei Estadual nº 7.835, de dezembro de 2002, publicada na pág.03 do D.O do dia 13/12/2002, dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, nas escolas da rede pública do Estado de Mato Grosso.

“É de grande importância à presença deste profissional Tradutor e Intérprete de Libras nas salas de aula para intermediar a comunicação entre pessoas com deficiências auditivas e ouvintes, propiciando inclusão e oportunidade, tanto na construção de conhecimento como na conquista de espaço social dos mesmos, espero que o Governador juntamente com o Secretário de educação atenda esta solicitação” finaliza Claudio.

Hoje apenas uma escola estadual do Município de Sorriso mantém em seu quadro de professores um profissional de LIBRAS, o que não supre a demanda municipal.