A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Requerimento 91/2025, que exige do governo Mauro Mendes o mesmo tratamento dado a Lucas do Rio Verde: um repasse imediato de R$ 5 milhões para a construção da nova sede da Apae de Sorriso. O documento, proposto pelo vereador Wanderley Paulo (Progressistas), coloca o governador contra a parede. “ Afinal, por que um município recebe e outro, com as mesmas necessidades, precisa ficar esperando”, questiona.

"Não estamos pedindo privilégios, mas igualdade", disparou o parlamentar. "Se Lucas teve seu recurso garantido, Sorriso não pode ser deixado de fora. Nossas 230 crianças e adultos com deficiência merecem a mesma atenção do Estado". A Apae local, que hoje funciona em instalações limitadas, já iniciou as obras da nova unidade, mas depende desse investimento para concluir o projeto que dobrará sua capacidade de atendimento.

A entidade, que sobrevive de doações e trabalho voluntário, é a única esperança de famílias que lutam por educação especializada, terapias e inclusão social. Dados nacionais mostram que as Apae’s atendem 3 milhões de brasileiros, sendo referência no cuidado a pessoas com autismo, paralisia cerebral e deficiências intelectuais.

"O governador não pode escolher quais municípios merecem investimento nessa área, mas deveria destinar recurso para todas as Apae”s. É uma questão de saúde pública e direitos humanos", reforça o vereador.