“Quase chorei, mas segurei na hora”, disse o atleta Fernando Norbal Martins, 16 anos, quando a pergunta foi sobre a emoção de subir ao pódio para receber a medalha de bronze no 6.º Festival Olímpico da Juventude, realizado em Sidney, na Austrália. O atleta foi recepcionado na Prefeitura Municipal de Sorriso pela secretária de Esportes e Lazer, Marisa dos Santos Neto, e pelo secretário de Governo, Eugênio Ernesto Destri, representando o prefeito municipal Dilceu Rossato, que está em viagem, e também pelos vereadores Hilton Polesello e Jane Delalibera. Depois de conceder entrevista à imprensa, Fernando seguiu para desfile em carro aberto pelos principais pontos de Sorriso.

Fernando competiu no lançamento do dardo e explicou que a maior dificuldade enfrentada na competição foi o forte vento australiano. “A gente lançava e o vento desviava”, declarou, complementando que competiu com 11 atletas fortes, de países como Nova Zelândia, Japão e China.

O treinador do atleta, o professor Marcos Flademir Vieira, destaca que a conquista de Fernando mostra que, mesmo distante dos grandes centros, os atletas sorrisenses competem em pé de igualdade com atletas treinados em outros estados e, como neste caso, em outros países. Fernando faz parte do projeto Sementes de Ouro, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso e também da Sicredi e integra o projeto “Novos Talentos”, da Seleção Brasileira de Atletismo.

Fernando garantiu vaga para a competição na edição cuiabana das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorreram em Cuiabá, em novembro do ano passado. No festival australiano, o atleta integrou a delegação brasileira, que retornou com 23 medalhas (10 do atletismo) conquistadas pelos 67 atletas que competiram em cinco esportes (atletismo, canoagem, judô, lutas associadas e natação). No total, participaram cerca de 1.700 jovens talentos de 30 países, disputando 17 modalidades esportivas.

Além de Fernando, também se destacaram na competição o paranaense Weverton Fidelis, de 16 anos, medalha de ouro nos 3.000 m e bronze nos 1.500 m. O Brasil ainda foi pódio com as pratas de Ítalo Hans de Almeida Vasconcelos, no salto em altura, Núbia Aparecida Soares, no salto triplo, Anderson Cordeiro Lima Cerqueira, nos 400 m, e os revezamentos 4x100 m e medley masculino. Outros bronzes foram conquistados por Júlio Cesar Nascimento de Oliveira, nos 400 m com barreiras, e Ulisses Mateus Silva Costa, no salto triplo.