A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou uma audiência pública no Plenário da Câmara para debater a construção e a implantação do núcleo da Unemat em Sorriso. Também foi discutida a implantação de novos cursos para a grade de ensino na instituição.

Conduzida pelo deputado estadual Zé Domingos, a audiência, que foi requerida pelo parlamentar, tendo o deputado estadual Mauro Savi como co-autor, atendeu ao pedido do vereador sorrisense Dirceu Zanatta (PMDB). “A construção de um núcleo da Unemat em Sorriso é uma reivindicação antiga da população que pretende ingressar numa faculdade de qualidade gratuitamente”, frisou Zanatta ao defender a necessidade de realização da consulta pública.

Compuseram a mesa de autoridades, o prefeito municipal, Dilceu Rossato, representando o Poder Legislativo, o vereador Bruno Stellato (PDT), o vereador autor do requerimento solicitando a audiência, Dirceu Zanatta (PMDB), o reitor da Unemat, Adriano Aparecido Silva, o diretor da Unemat Campus Sinop, Rodrigo Zanin, a Secretária Municipal de Educação de Sorriso, Silvana Perin Faccio, a coordenadora do Núcleo da Unemat Sorriso, Marta Glória, o secretário municipal de Governo, Eugênio Destri, representando o deputado Mauro Savi e ainda os vereadores Vergilio Dalsóquio (PPS), Profº Gerson (PMDB) e Irmão Fontenele (DEM).

A Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) deva investir, em 2014, R$ 600 mil na ampliação do núcleo, que a instituição mantém com os cursos de Letras e Administração, em Sorriso.

Segundo Zé Domingos a expectativa pelos cursos de Produção de Alimentos e a criação de parque tecnológico da Unemat cresce no município, diante do aumento da receita da instituição, que no ano passado, teve aprovação de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que destina 2.1% do orçamento geral do estado para a Unemat fazer novos investimentos a partir de 2014.

“A Assembléia Legislativa está empenhada pela melhoria dos recursos da Unemat no sentido de atendermos as demandas do ensino superior público em diversas regiões”, afirmou.

O projeto já se encontra na Secretaria das Cidades, em Cuiabá aguardando detalhes referentes à área de construção. Em seguida, se inicia o processo de licitação da obra. No entanto, a universidade e a prefeitura de Sorriso têm feito reuniões para avaliar a aquisição de uma área acima de 10 hectares com o propósito de atender a demanda educacional de 800 alunos que se deslocam até Sinop, a 80 quilômetros em busca de variedade de cursos superiores.

A reitoria da Unemat assegurou que a criação do parque tecnológico contribuirá para a formação de novos profissionais do setor da Agronomia e capacitação dos profissionais que atuam no município no eixo da BR-163 onde as cidades em sua maioria, são produtoras de grãos. “A Unemat tem ampliado seus núcleos em varias regiões. Em Sorriso, a novidade será a criação de cursos destinados a tecnologia e a produção de alimentos. Será uma forma de também atender demandas pela verticalização da produção”, disse Adriano Aparecido.

“Buscamos concretizar o sonho de mais cursos da Unemat para mantermos os futuros profissionais na cidade e região”, afirmou o prefeito. A aluna Ruth Souza do terceiro ano da Escola Estadual Mari Espinelli, chamou atenção das autoridades para reivindicar a criação de novos cursos da Unemat que ela acredita serem fundamentais para atender as expectativas dos estudantes de Sorriso. “São mais de dez ônibus que saem de Sorriso para Sinop por dia. Trabalhamos durante o dia e temos que se deslocar por distâncias na busca de um ensino melhor”, disse Ruth.

Para o líder do governo na Câmara, vereador Bruno Stellato, a batalha de trazer definitivamente a Unemat para Sorriso é de todos e cada vez mais as pessoas buscam ensino público e de qualidade. “Se trabalharmos alinhados com nossos deputados, a Unemat será sim uma realidade em nosso município. Esperamos realmente um resultado positivo”, disse.