A Câmara Legislativa realizou audiência pública na terça-feira (15) para debater políticas públicas para implementar a maternidade e hospital municipal em Sorriso. O evento aconteceu no Plenário Aureliano Pereira da Silva. "É importante discutir o tema para que possam ser traçadas as estratégias necessárias ao aperfeiçoamento e à instituição de políticas voltadas a saúde pública municipal", disse o vereador Wanderley Paulo, autor da iniciativa.

Autoridades puderam definir em conjunto com a sociedade as diretrizes iniciais para o a concretização das unidades hospitalares. “Após amplo debate, foi deliberado diversas diretrizes, dentre elas a construção de um hospital municipal para atender cirurgias eletivas de baixa complexidade, a construção de uma maternidade municipal e a gestão junto aos órgãos estaduais para a construção de um novo hospital regional”, pontuou Wanderley Paulo.

Com casa cheia, os vereadores Celso Kozak, Zé da Pantanal e Jane Delalibera, falaram da importância da audiência para sanar dúvidas e para especificar o anseio da comunidade. “ Audiências públicas são a forma democrática que o parlamento possui para ouvir os cidadãos e a sociedade civil organizada em assuntos de interesse público. Hoje pudemos elencar as demandas e deliberar os pontos necessários para melhorar a saúde pública municipal”, enfatizaram.

O Secretário Municipal de Saúde Luis Fabio Marchioro, confirmou a implantação da maternidade municipal ainda para esse ano.

A direção do Hospital Regional de Sorriso apoiou a implantação de uma maternidade bem como de um hospital municipal deixando somente para o HRS o atendimento de gestantes de alto risco.

Acadêmicos da Facem, presidentes de bairros, intergrantes do Conselho Municipal de saúde, vereadores do município de Vera e membros da sociedade civil organizada prestigiaram a audiência.