Na noite desta quinta-feira (23), a Câmara municipal de Sorriso realizou uma Audiência pública através do requerimento Nº10/2017 de autoria do vereador Dirceu Zanatta (PMDB). Com a presença do superintendente substituto do Incra, Toninho Borá e o Deputado Estadual Silvano Amaral, a audiência discutiu assuntos referentes a  titulação do assentamento Jonas Pinheiro .

O assentamento foi criado no ano 1998, beneficiando 245 famílias. Em 2002, Todas as famílias receberam títulos provisórios de seus lotes com o compromisso de resolverem uma série de questões, com o georreferenciamento, para depois da vistoria técnica do Incra receberem títulos definitivos. Problemas como a ocupação da reserva legal por outras famílias fizeram o processo parar.

O superintendente substituto do Incra Toninho borá, aproveitou para dizer o posicionamento da instituição com relação aos títulos; “Essa audiência publica é muito importante ,queremos aqui deixar claro, que o Incra está a disposição de todas as famílias que residem no assentamento Jonas pinheiro .Assim como Sinop começa a receber seus 200 títulos de propriedade, em futuro breve veremos todas as família do Jonas Pinheiro receberem os seus, esse é o nosso desejo e nossa maior preocupação” Finaliza Toninho.

O Técnico agrícola do setor da divisão e do desenvolvimento do Incra,  Luiz Eduardo Pedroso, aproveitou para esclarecer o principal fator que impede a titulação; “Em Sinop, começamos o trabalho para titulação das propriedades em dezembro do ano passado, e agora vamos entregar a 1ªetapas  dos títulos. Queremos deixar Claro que, os títulos chegarão até suas mão. O que impede neste momento o trabalho é uma ação judicial decorrente da invasão que ocorreu na época, mas quando sair o resultado desta ação. Começaremos este trabalho.” Finaliza Luiz Eduardo.

O vereador Dirceu Zanatta, autor do requerimento que designou a audiência, aproveitou para falar sobre a importância da audiência; “A realização desta audiência publica, trouxe bons resultados e respostas para as famílias que residem no assentamento Jonas Pinheiro, em breve veremos todas as famílias com os títulos de suas terras” Finaliza Zanatta.