A Câmara Municipal de Sorriso aprovou nesta semana o projeto de lei nº 060/2014, que dispõe sobre a criação e funcionamento do Abrigo Municipal de Cães e Gatos de Sorriso.
O abrigo de animais será instalado no prédio onde funcionava o aterro sanitário, que já está sendo adaptado. Com a aprovação do projeto, o Poder Executivo poderá finalizar a obra de reforma e adequação do local.
Vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o abrigo será mantido pela Prefeitura e contará com parcerias e doações voluntárias. Para isso, a administração irá constituir um Fundo Específico para o recebimento de contribuições, a qualquer título, por parte de pessoas físicas ou jurídicas, incluídas nestas últimas, associações, fundações, entidades de classe e entidades não governamentais.
Na manhã desta quarta-feira (28.05) o vereador Fabio Gavasso (PPS) e o vice-prefeito, Ederson Dalmolin estiveram no local, acompanhados da responsável técnica pelo abrigo, Gisele Schevinski.
Durante a visita, a veterinária explicou como será o funcionamento do abrigo. Segundo ela, serão apreendidos e recolhidos os animais debilitados ou considerados agressivos ou ainda que apresentem sintomas de doenças infecto contagiosas que estiverem em vias públicas da cidade. Ou então, decorrentes de denúncias de maus tratos, desde que com prévia avaliação.
O abrigo contará com um centro cirúrgico, sala de triagem, consultório e lavatório e oferecerá os serviços de resgate, acolhimento, tratamento se necessário, vacinação, castração e doação de animais. Paralelo a isso, será realizado um trabalho de conscientização nas escolas, sobre a importância de se cuidar dos animais. “Faremos também visitas pré-agendadas e campanhas de doações, através de feiras de exposição de animais. As pessoas que tiverem interesse também poderão realizar trabalho voluntário no abrigo”, explicou Gisele.
Conforme a veterinária, o local funcionará como um centro de triagem e doação, onde os animais ficarão hospedados em caráter provisório. “Não queremos que vire com depósito de animais, como acontece em outros municípios. Nosso objetivo é recolher os cães e gatos abandonados nas ruas, tratar e por à disposição para adoção. Com isso, estaremos evitando a proliferação de doenças à população e também possibilitando que esses animais tenham um lar e uma vida digna”, salientou a responsável técnica.
Para o vereador Gavasso, a instalação de um abrigo municipal é uma luta dos vereadores desde o começo do mandato. “É um sonho nosso que está se tornando realidade. Sabemos o quanto este abrigo é esperado pela população e quanto será importante, pois irá equilibrar a população animal em nossa cidade e reduzir os índices de abandono e suas consequências, como maus tratos, doenças e agravo à saúde pública”, destacou.
Segundo Irmão Fontenele (PROS), que também fez gestão para implantação de um abrigo municipal para animais, Sorriso está dando um importante passo. “Enfrentamos problemas com o aumento da população de animais abandonados e não tínhamos nenhum projeto que pudesse contribuir para a mudança desse cenário. Agora, teremos um local adequado para cuidar dos animais abandonados e, principalmente, diminuir o potencial de risco à saúde de nossa população”, finalizou.
O abrigo deverá entrar em funcionamento assim que estiver concluída a parte estrutural e que seja realizada a vistoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária. O local contará com um telefone para denúncias de maus tratos e um carro para resgate de animais.