A Câmara de Vereadores aprovou, durante a 17ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 62/23, de autoria do vereador Rodrigo Machado (PSDB), que institui a Política Municipal de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes em Sorriso.

Segundo o parlamentar, o projeto virá contribuir para a convergência de forças do município, instituições intersetoriais, profissionais de saúde e da sociedade em geral, no enfrentamento ao suicídio de crianças e adolescentes. “Por meio da cooperação entre as partes envolvidas, será possível alcançar uma abordagem mais eficaz para o enfrentamento dessa difícil questão”, frisou Rodrigo Machado.

De acordo com a propositura, o Poder Executivo Municipal deverá assegurar a oferta dos cuidados voltados à saúde mental de crianças e adolescentes, visando à redução dos seus índices de suicídio. Ainda caberá aos entes públicos a criação de indicadores voltados para o acompanhamento e a avaliação das medidas dispostas na Lei.

“Precisamos dar atenção integral às necessidades psicossociais de crianças e adolescentes, desenvolvendo ações destinadas a garantir a prevenção de adoecimentos psíquicos, visando à diminuição de fatores de risco, ampliando os fatores de proteção”, ressalta o vereador.