Em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 15, o Plenário da Câmara aprovou três projetos de lei que tratam da implantação do Programa de Residência Médica em Sorriso. De iniciativa do Poder Executivo, as proposituras são ligadas ao MEC e à Faculdade Atenas, que oferece curso de medicina.
Foram aprovados o PLC 18/24 que autoriza o Poder Executivo a criar a função de médico residente em Sorriso e os Projetos de Lei 01/25 e 02/25 que dispõem sobre a Bolsa Complementar e a Bolsa de Preceptoria para Tutoria, Estudo e Pesquisa da Especialidade de Saúde da Família e Comunidade do Programa de Residência Médica.
De acordo com as propostas aprovadas, a presença de médicos residentes no Município contribuirá para a expansão e melhoria do acesso à saúde pública, permitindo reduzir filas e agilizar atendimentos nos serviços de média e alta complexidade, como urgências, emergências e atendimento hospitalar.
Além disso, segundo o texto, a residência médica é uma solução eficiente para atrair e reter médicos, pois aumenta a probabilidade de esses profissionais optarem por se estabelecer em Sorriso após a residência, ajudando a suprir a demanda por especialistas e reduzir a rotatividade de profissionais.
Na opinião dos vereadores, a iniciativa trará melhoria na qualidade e acessibilidade do atendimento ao cidadão, beneficiando diretamente a saúde e o desenvolvimento do município.
Confira nos links o conteúdo dos projetos de lei.
Câmara Municipal de Sorriso - Projeto de Lei Nº 1/2025
Câmara Municipal de Sorriso - Projeto de Lei Nº 2/2025
Câmara Municipal de Sorriso - Projeto de Lei Complementar Nº 18/2024