A Apae de Sorriso, entidade sem fins lucrativos, será contemplada com R$ 650 mil do Poder Executivo para sua manutenção. O recurso foi aprovado segunda-feira (25.02) pela Câmara de Sorriso.

O repasse será feito em 10 parcelas de R$ 65 mil cada. “A Apae tem uma despesa mensal em torno de R$ 78 mil. Mas como realiza eventos no decorrer do ano e já recebeu um repasse de R$ 17.600, a diretoria da entidade informou que esse montante será suficiente”, explicou o vereador Hilton Polesello (PTB), destacando a importância do trabalho desenvolvido pela instituição. “É uma entidade que atende portadores de necessidades especiais com diversas atividades cujo objetivo é articular ações de defesa, de direito e de inclusão social”.

Conforme o projeto de lei, a Apae deverá prestar contas à Administração Municipal dos recursos recebidos em até 30 dias após o recebimento de cada parcela.

A Apae - Mantida com o apoio de voluntários e doações, inclusive do poder público, a Apae em Sorriso atende 113 alunos portadores de deficiência intelectual, de diversas idades.

Na entidade, eles recebem atendimento educacional e técnico como fisioterapia, fonoterapia e psicologia. Os alunos também participam de atividades como hidroterapia e equoterapia.

A Apae conta ainda com assistentes sociais e trabalha com a inserção dos alunos no mercado de trabalho.