A Câmara Municipal de Sorriso aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 123/13 que desafeta e autoriza a Prefeitura a permutar imóveis de propriedade do município para proceder a doação de área para a instalação de uma escola do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Com a aprovação da matéria, o Executivo está autorizado a trocar uma área de sete mil m² situada no Loteamento Villa Romana por outra de quase 20 mil m² em bairro sem denominação, nas proximidades do Jardim América, para ser doada ao Senai.
Conforme o vereador Bruno Stellato (PDT), líder do prefeito, o imóvel permutado vai possibilitar a implantação da instituição em Sorriso, cujos investimentos serão superiores a R$ 11 milhões. “O Senai terá um prazo de três anos para construção e instalação. Caso isso não ocorra, o terreno retornará ao patrimônio publico”, explicou o vereador.
Senai – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma instituição privada que faz parte do Sistema Federação das Indústrias e destaca-se, no cenário internacional, por ser a maior instituição de educação profissional do mundo. A instituição apoia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.
Em Mato Grosso, o Senai chegou em 1º de janeiro de 1.977, apresentando, a cada ano, um acréscimo em suas áreas de atuação e de municípios contemplados com seus programas.
Sua primeira unidade foi inaugurada em 1.979, na cidade de Várzea Grande.
Hoje, o Senai atende desde grandes polos industriais até empresas localizadas em municípios longínquos, sempre com informações e técnicas atualizadas nos maiores centros de tecnologia do Brasil.
O Senai Mato Grosso conta hoje com dez unidades fixas, além de unidades conveniadas e móveis, por meio das quais o Departamento Regional de Mato Grosso executa parte da sua programação.