Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 25/15 que autoriza o Poder Executivo a acrescentar 65 vagas ao cargo de Agente de Combate a Endemias.
Para a contratação, será feito um processo seletivo público. O edital poderá se publicado ainda este ano. A remuneração inicial será de R$ 1.556,43 para 40 horas semanais.
Atualmente, o Município conta apenas 51 profissionais, sendo que 30 são de cooperativa prestadora de serviço.
Conforme o líder da bancada de situação, vereador Hilton Polesello (PTB), devido ao aumento populacional e ao crescimento do Município com a abertura de novos loteamentos, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso apresenta déficit de pessoal. “O município necessita reorganizar o quadro de agentes, pois o combate a doenças como a dengue, febre chikungunya e zika é um desafio constante”, frisou o parlamentar, acrescentando que mesmo com o aumento de profissionais, a participação popular na erradicação dos focos do mosquito Aeds Aegypti é de suma importância.
“Se os moradores não se conscientizarem da necessidade de se manter os quintais limpos, de nada adiantará a Administração contratar mais profissionais. É preciso a participação de todos”, defendeu.
Conforme a legislação, o cargo de agente de endemias destina-se, entre outras funções, a inspecionar estabelecimentos comerciais e residenciais com a finalidade de combater a presença de insetos vetores e animais transmissores de doenças infectocontagiosas ou peçonhentas, bem como orientar a população quanto aos meios de eliminação dos focos de proliferação destes animais.