Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Câmara Municipal de Sorriso aprovou, durante a 10ª Sessão Ordinária, Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo abrir crédito adicional especial para repasse de R$ 200 mil ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT/Uniselva para implementação do Curso Técnico em Agropecuária em Sorriso.
A Câmara foi parceira do IFMT na oferta do curso, que está disponibilizando 40 vagas para atender toda a região. O presidente da Casa de Leis, Iago Mella, é autor de indicação apresentada no ano de 2021, que solicitou ao Executivo firmar convênio com o IFMT Campus Sorriso para a implantação do curso técnico na área agrícola.
“Estamos muito felizes por vermos que nosso pedido foi atendido ao sermos contemplados com o Curso Técnico em Agropecuária. Será uma oportunidade para que pessoas interessadas na área de agropecuária possam se qualificar para o mercado de trabalho. A vinda deste curso será, com certeza, um marco para Sorriso”, comemora Iago.