O vereador Claudio Oliveira (PR) repassou hoje (10.06) ao comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Ten.Cel. Marcio Thadeu Firme, 50 kits de bafômetros descartáveis. O material foi enviado pela Assembleia Legislativa, através do gabinete do deputado estadual Mauro Savi.

Participaram também da entrega a presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD) e os vereadores Hilton Polesello (PTB) e Vergilio Dalsóquio (PPS).

Segundo o comandante, os kits vão auxiliar no trabalho policial, já que os dois bafômetros da corporação estão no Inmetro para serem aferidos. “Para atender a demanda, estávamos utilizando o equipamento da PRF”, informou.

Os bafômetros serão utilizados nas operações de rotina da polícia.

Além dos kits, a Assembleia Legislativa encaminhou material de divulgação sobre o trânsito. As cartilhas irão incrementar as aulas do Proerd e os panfletos serão distribuídos durante blitze educativas. “Nossa preocupação é com o grande número de acidentes provocados pela ingestão de bebida alcoólica”, disse o vereador Claudio.

O BAFÔMETRO - O kit, de origem francesa, é fácil de utilizar e tem validade de dois anos. O bafômetro descartável é embalado em envelope de plástico transparente. Ao ser aberto, será encontrada uma bolsa inflável de 18,5 x 23,5, com uma pipeta fixa, por onde o usuário deve assoprar até enchê-la.

Na própria bolsa inflável, há as instruções de como proceder. Há também um cartão com ilustração colorida de três situações em que o reagente químico pode apresentar: negativo (o condutor não está alcoolizado), positivo com o reagente com a cor esverdeada (o condutor está com mais de 0,1mg/l de álcool no sangue) e positivo (o condutor está com mais de 0,3mg/l de álcool no sangue).

Na embalagem há outra pipeta, com pontas duplas, nas cores amarela e azul, com reagente cromo amarelo, em forma de cristais. O reagente muda de cor, após 2 minutos em que o ar da bolsa inflável é esvaziado. Trata-se do Contralco, um instrumento destinado a identificar a presença de etanol no ar expirado.