Até o mês de fevereiro do ano que vem, deverá entrar em funcionamento um laboratório municipal de análises clínicas para atender a rede básica de saúde. A informação foi passada pelo secretário municipal de Saúde, Luis Fabio Marchioro, durante reunião realizada na Câmara de Sorriso, nesta sexta-feira (20), com representantes dos laboratórios particulares conveniados ao Município, do Conselho Municipal de Saúde e do Poder Legislativo.

Estiveram presentes o presidente da Casa, Leandro Damiani, e os vereadores Celso Kozak, Iago Mella,  Fredison Dias, Jane Delalibera e Mauricio Gomes, que articulou o encontro. Mauricio também é o autor de indicações que pedem a implantação do laboratório.

“A intenção dessa audiência foi de esclarecer que, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, a Prefeitura precisa implantar esse serviço, pois existe uma determinação que municípios a partir de 50 mil habitantes precisam contar com um laboratório municipal”, frisou.

“No eixo da BR-163, nesta região, somos o único município que não tem seu próprio laboratório. Temos uma população com mais de 100 mil pessoas e não há justificativas para não contarmos com essa estrutura”, explicou Marchioro.

Segundo ele, o laboratório vai funcionar no atual prédio do SAE com cinco pontos de coleta. “Sua implantação se dará de forma gradativa e será um grande ganho para nossa população”, finalizou.