Para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de inclusão dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi realizado na noite dessa terça (02.04), no Plenário Aureliano, o Encontro da Rede em Apoio ao Autismo, formada pela Câmara Municipal, Associação Sorriso Azul, secretaria municipais de Educação e de Saúde, APAE e Associação de Reabilitação e Esporte Equestre Sonho Meu.
O evento marcou Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que contou ainda com outras ações.
As vereadoras Prof.ª Marisa e Prof.ª Silvana conduziram o encontro que buscou informar sobre o transtorno e, consequentemente, contribuir para o combate ao preconceito.
Segundo elas, o transtorno do desenvolvimento já é muito mais debatido, porém, a dificuldade de acesso ao acompanhamento adequado e o preconceito ainda são uma realidade. Por isso, no período de 2 a 16 de abril, serão realizadas várias ações para envolver a sociedade. “Fora as leis é necessário, capacitar profissionais para atender e identificar como são as pessoas com autismo. Apesar dos avanços, ainda há uma luta muito grande para que a sociedade e as escolas estejam aptas a atender essas pessoas, inclusive com profissionais especializados”, avaliou Marisa, autora de duas leis municipais que beneficiam os autistas.
A vereadora Silvana também defende a capacitação profissional dos agentes que atuam diretamente com os autistas e a implementação de políticas públicas voltadas aos portadores e seus familiares e à sociedade em geral que por falta de conhecimento muitas vezes agem com preconceito.
Na oportunidade, familiares contaram suas experiências e pediram mais atenção do poder público.
O QUE É O AUTISMO - É um transtorno neurológico que atinge o desenvolvimento infantil. Ele compromete três grandes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Pessoas com autismo têm dificuldade de comunicação e até atraso no desenvolvimento motor. As dificuldades podem variar de intensidade. Portanto, o tratamento é individualizado e deve começar tão logo se receba o diagnóstico. De acordo com dados americanos, mais de 70 milhões de pessoas no mundo têm autismo.
PROGRAMAÇÃO
03 de Abril (Quarta-feira) - 07h30 às 10h – Visitas no Comércio para divulgação da Lei nº 2.722 de 12 de maio de 2017 que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos públicos e privados no Município a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo de autoria da vereadora Marisa tendo como coautores os vereadores da bancada oposicionista.
7h – Centro de Eventos Ari José Riedi – Palestra com Geane Gatta para os professores.
19h - Centro de Eventos Ari José Riedi - Palestra com Geane Gatta para os pais e públicos interessados.
04 de Abril (Quinta-feira)
10h– Visitas na Escola Estadual Mário Spinelli
06 de Abril (Sábado)
08h– Roda de Conversa na Biblioteca Pública da Associação Sorriso Azul com as famílias dos Autistas, com vídeos de conhecimento sobre o autismo.
07 de Abril (Domingo)
08h às 10h– Momento de lazer e confraternização entre as entidades e famílias das crianças especiais na Praça das Fontes (levar bicicletas, skate, triciclo, motocicleta...).
16 de Abril (Terça-feira)
Videoconferência com a Dra. Janaina - organização da Associação de Reabilitação e Esporte Equestre Sonho Meu.
Durante o mês serão agendadas palestras nas escolas públicas e privadas para os alunos.
Fonte: Assessoria