Em sessão ordinária realizada no último dia 18 de maio, todos os vereadores aprovaram a Moção de Apoio ao Projeto de Lei n° 353/2015, que “Altera o Decreto-Lei nº 2848, de sete de dezembro de 1940, Código Penal Brasileiro, nos dispositivos relativos à prescrição, aplicação e cálculo da pena, e dá outras providências.”, em trâmite na Câmara Federal.

Tal iniciativa decorre do grandioso trabalho que Leonildo Severo, pai do estudante de medicina Erick Severo, morto por criminosos no dia 27 de dezembro de 2014, quando saáa de uma casa noturna em Sinop/MT, com a camionete do pai.

Leonildo, que além de publicitário é advogado, apresentou um projeto que modifica o Código Penal brasileiro, no que tange ao tempo de reclusão, prescrição e o cálculo da pena.

Já são milhares de assinaturas favoráveis ao projeto. A população, bem como várias entidades representativas não só do estado de Mato Grosso, estão apoiando Severo nessa caminhada. Outros estados da federação como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, estão no trabalho incansável no recolhimento de assinaturas para que o projeto venha a ser apreciado no Senado Federal e na Câmara Federal.

A Câmara Municipal de Vereadores de Sorriso, entendendo a importância do projeto apresentado por Severo, concedeu aMoção de Apoio.

Segundo o vereador Claudio Oliveira (PR), um dos autores da matéria, “os representantes do povo não podem e nem devem se calar neste momento difícil pelo qual o Brasil vem enfrentando, que é o aumento da violência. Hoje em dia, uma das maiores preocupações de pais e mães, e da Câmara Municipal de Sorriso não pode se calar diante de tal descalabro social, sendo um dever externar a indignação de nossa população”, concluiu o parlamentar.

Entenda o caso

Erick estava em uma caminhonete do pai, o advogado Leonildo Severo, a qual foi tomada por dois criminosos na noite do dia 27 de dezembro de 2014, quando saía de uma casa noturna da cidade de Sinop/MT, município onde residia com seus familiares. Os assaltantes percorreram cerca de 100 km com o estudante no carro e depois o mataram, deixando o corpo às margens de uma estrada vicinal, cerca de 10 km da cidade de Lucas do Rio Verde/MT.

Os dois suspeitos do crime, de 25 e 30 anos, foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-163, em Campo Grande, com a caminhonete da vítima. Após o flagrante, eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil daquela capital. Lá confessaram o crime e contaram que a caminhonete tinha sido encomendada por dois presidiários que cumprem pena em uma unidade prisional de Guarulhos, em São Paulo.