O Corpo de Bombeiros presta serviço essencial ao cidadão, principalmente em momentos cruciais, como por exemplo, acidentes (carros, motos, incêndios, dentre outros), auxiliando a população de um modo geral. Infelizmente a 10ª Companhia independente de Bombeiros Militares de Sorriso, registrou no inicio do ano, nos meses de fevereiro e março cerca de 100 ligações que se tratavam de “Trotes”.

Tendo em vista o alto índice de registros de trotes, a Câmara Municipal juntamente com os Bombeiros, lançaram na manhã desta terça-feira (25), na Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, uma campanha de conscientização contra a realização de trotes telefônicos com o seguinte tema: “Trote não é brinquedo”.
A realização da referida campanha, deu-se após o encaminhamento do requerimento Nº42/2017 de autoria das vereadoras Prof.ª Silvana, Prof.ª Marisa e vereadores abaixo assinado.

A vereadora Prof.ª Silvana Faccio, esteve representando a Câmara de Vereadores de Sorriso, e durante o lançamento da campanha aproveitou para falar a importância desta ação; “Vejo que esta atitude do cidadão em realizar trotes acaba prejudicando toda população em geral, pois naquele momento poderia estar de fato uma pessoa precisando do auxílio do Corpo de Bombeiros Militar e este está sendo deslocado para uma situação que não existe. Pode, às vezes, ser até um amigo ou parente ou familiar do responsável pelo trote. Além disso, quanto custo financeiro gera o deslocamento de toda uma equipe” finaliza Prof.ª Silvana.

Para o comandante da 10ª CIBM, Weber Dionísio Batista Junior, a realização da campanha surtirá resultados; “Nós acreditamos que através das nossas crianças, essa mensagem será transmitida para as famílias e vizinhos da comunidade, os trotes afetam os nossos serviços, levaremos mídias neste primeiro momento para levar a mensagem do não ao trote,” finaliza Weber.

Praticar trote é crime, previsto no Art. 266 do Código Penal. Durante o mês diversas escolas do munícipio receberão a visita da Câmara Municipal juntamente com os Bombeiros Militares que transmitirão informações da campanha “Trote não é brinquedo”.