A Câmara Municipal de Vereadores, representada pelo parlamentar Mauricio Gomes (PSB), esteve presente na manhã do dia 11 em reunião no Paço Municipal,  que tratou sobre o sistema de compras realizadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, com a presença do procurador de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselheiro Antônio Joaquim e o prefeito Ari Lafin.
Foi amplamente debatido a formalidade de gestão do sistema de compras dos consórcios intermunicipais, e a ideia é criar um consórcio semelhante que integre todos os municípios de Mato Grosso.
Para o Procurador de Justiça de MT, “Estamos reconhecendo as formas de compras que são utilizadas pelos Consórcios, para englobarmos o modelo em todos os municípios da região, institucionalizando a modalidade que atenda os anseios práticos de funcionalidade do estado. A eficiência e a economicidade são as bases deste projeto, pois a boa gestão dos recursos públicos depende destes dois princípios para ser ágil e eficaz”, finaliza Mauro Curvo.
Já o presidente do Tribunal de Contas explicou que a necessidade da criação de um Consórcio surgiu após a constatação de diferenças exorbitantes nos preços dos medicamentos adquiridos pelas prefeituras do Estado. “Nosso compromisso, como instituição de controle, é contribuir de forma efetiva para que se encontre um modelo que seja adequado e mais eficiente para a questão da saúde pública.  Antônio Joaquim ainda destacou a nova forma de administrar que está sendo adotada pelo TCE. “Devemos fiscalizar e até punir, caso seja necessário. Mas estamos trabalhando com uma visão mais moderna no sentido de ajudar e contribuir para que as soluções sejam alcançadas e que os problemas sejam eliminados”, finalizou.

Hoje a compra de remédios é feito por meio de pregão, e em conjunto com serviços laboratoriais e cirurgias terceirizadas. O objetivo principal é o fortalecimento de todos os consorciados, dando mais respaldo na conquista por melhores preços, oferecendo mais celeridade aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS).

{com informações Bianca Arruda - DEcom}