Durante as festividades de comemorações do 31º aniversário da cidade de Sorriso/MT, o Poder Legislativo, irá participar do “Mutirão da Justiça Comunitária” que acontecerá no próximo dia 14 de maio no Parque de Exposições do CTG Recordando os Pagos.
Um dos objetivos do evento é promover um trabalho de exercício de cidadania orientando o cidadão no sentido de conscientizá-lo de seus direitos e o de buscá-los, de forma independente e autônoma.
Também favorecer a utilização da mediação como alternativa para a solução  de conflitos na própria comunidade, valorizando a esfera comunitária, promovendo a democracia por meio da justiça mais participativa organizada socialmente e com menos exclusão social, e consequentemente esclarecendo à população dos bairros mais populosos e carentes sobre o papel da justiça.
Os vereadores Bruno Delgado (PMB) e Professora Marisa (PTB), estiveram presentes no evento hoje (03) pela manhã, no Fórum da Comarca de Sorriso, representados os demais parlamentares e a Casa de Leis, para ambos o mutirão da Justiça Comunitária vem para auxiliar a população mais carente que precisa do poder judiciários para resolver seus conflitos, e esta é uma grande oportunidade de resolutividade, relatam os parlamentares.

O Juiz de Direito Dr. Anderson Candioto, que é o Coordenador da Justiça Comunitária fala que o programa tem o grande objetivo de levar o acesso de qualidade da justiça aos mais necessitados, e juntos solucionar os problemas demandados, diminuindo consequentemente os conflitos existentes, haja vista a forma autônoma e independente que o programa trabalha.
Entenda o que é Justiça Comunitária:
A Justiça Comunitária foi instituída pela Lei nº. 8161 de 14/07/2004, pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e tem como finalidade proporcionar mais informação sobre a justiça e intermediar conflitos da própria comunidade, por meio dos agentes comunitários de justiça e cidadania.
Oferecer às pessoas carentes informações objetivas para evitar o deslocamento até a justiça comum.
Os agentes comunitários de justiça e cidadania informam e orientam sobre reclamações trabalhistas, divórcio, casos de família, conflitos entre vizinhos, guarda de criança e/ou adolescente, pensão alimentícia, aposentadoria e entre outros.
Os casos mais complexos serão encaminhados à sede da Justiça Comunitária no Tribunal de Justiça.