A presidente do Poder Legislativo, Marilda Savi (PSD) e os vereadores Claudio Oliveira (PR), Polesello (PTB) Fabio Gavasso (PPS), Profº Gerson (PMDB), Dirceu Zanatta (PMDB) e Irmão Fontenele (DEM) participaram na última sexta-feira (16), no Palco B do CTG, do lançamento oficial do programa MT Habita Mais: Casa do Servidor Público.

O evento contou com a presença do vice-governador, Francisco Traquínio Daltro (Chico Daltro) e dos deputados estaduais Dilmar Dalbosco e Zé Domingos.

O programa, que está com as inscrições abertas desde o mês de junho, é uma linha de crédito diferenciada, direcionada exclusivamente aos servidores públicos municipais e estaduais.  Entre as vantagens do MT Habita Mais, estão o período de carência de seis meses para pagamento das parcelas e as taxas de juros especiais com variação de 4,59% a 7,9% ao ano.  

A proposta prevê ainda que servidores que já possuam um imóvel no nome também possam buscar um segundo financiamento. As parcelas não precisam ser debitadas na folha de pagamento e o prazo é estendido, com até 30 anos para quitar. A renda também pode ser composta com demais integrantes da família, não havendo necessidade de apresentar a renda em nome do servidor.

BENEFICIADOS - Em Sorriso, somados os servidores municipais e estaduais, 2.032 colaboradores podem se inscrever no programa.

De acordo com o vice-governador, esse número tende a aumentar, pois o MT Habita Mais foi inicialmente assinado por cinco anos. “Ele é válido até 2018, então são muitas as chances de todas as famílias presentes terem alguém que passe em um concurso público e possa buscar o financiamento. A regra para que o efetivo faça o financiamento após ser aprovado em concurso é de três meses e não de três anos também, o que facilita muito”, pontuou Chico.

Uma das prerrogativas, no entanto, é a necessidade do interessado na linha de crédito ser servidor efetivo, obrigação que, segundo a superintendência do Banco do Brasil no Estado, é solicitada como tempo de garantia no emprego, o que acaba excluindo celetistas e comissionados do programa.

Para o prefeito Dilceu Rossato, o programa é um diferencial que busca resolver o déficit habitacional dos servidores. “Além deste, buscamos outros programas para contemplar toda a população de Sorriso, em breve vamos lançar dois novos projetos, um de 1.272 casas da Linha 1 do Minha Casa, Minha Vida e outro da Linha 2 de 472 imóveis”, detalhou.

A presidente da Câmara salientou que o MT Habita Mais fará diferença ao servidor público e sugeriu que seja implantado também algum programa na área da saúde para beneficiar a categoria. “Esse programa dará certo, com certeza. Mas esperamos que o MT Habita Mais seja somente um dos projetos para atender as carências dos servidores, que fazem a diferença no Estado”, pontuou.