A exploração sexual de crianças e adolescentes se tornou o terceiro mais rentável comércio mundial, atrás apenas da indústria de armas e do narcotráfico. Não existem no governo e em nenhuma instituição privada ou do terceiro setor números precisos sobre crianças que estejam se prostituindo no país.

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que em 2011 foram registradas 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil foi criado em 18 de maio de 2000 pela lei federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973.

Para discutir esse tipo de violência que atinge nossas crianças e adolescentes, a Casa de Leis de Sorriso aprovou o requerimento nº 83/2013, de autoria da presidente da Câmara, vereadora Marilda Savi (PSD).

A audiência pública está marcada para a próxima terça (14.05), às 19 horas, no plenário da Câmara.

Segundo ela, a iniciativa partiu da necessidade de se discutir o assunto na busca por ações efetivas no combate a esse tipo de crime e de uma solicitação do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Sorriso.

Autoridades como promotores e juízes, representantes da Prefeitura, de entidades, clubes de serviços e a comunidade em geral estão convidados a participar do evento.