Por meio do Requerimento 09/2019, os vereadores Prof.ª  Marisa Netto (PTB), Claudio Oliveira (PR), Bruno Delgado (PMB) e Prof.ª Silvana (PTB) estão cobrando da Prefeitura de Sorriso o cumprimento da Lei Municipal nº 2722/2017, em vigor desde 2017, que obriga os estabelecimentos públicos e privados em Sorriso a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

Conforme a Prof.ª Marisa, autora da lei, o objetivo é oferecer mais qualidade de vida aos portadores de autismo ao facilitar e dar agilidade no atendimento. “Quem conhece ou conversa com familiares de pessoas com autismo sabe o quanto esse atendimento prioritário é importante”, destacou.

Como os infratores estão sujeitos à advertência e multa, a parlamentar sugere à Prefeitura que comunique os estabelecimentos alvos da lei para se adequarem. “Esperamos que todos envolvidos se sensibilizem e abracem essa causa”, finalizou.

SOBRE O AUTISMO – Trata-se de um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Fonte: Ângela Gimenez