Foi aprovado por unanimidade durante a 32ª sessão ordinária, o Projeto de Lei 28/2021 de autoria dos vereadores Wanderley Paulo (Progressista) e Acácio Ambrosini (Patriota), que reconhece como patrimônio cultural, o Tradicionalismo Gaúcho e suas manifestações no município de Sorriso. A sessão foi realizada nas dependências do Centro de Tradição Gaúcha – CTG Recordando os Pagos no último dia (20) Dia do Gaúcho.

Segundo Wanderley Paulo, Sorriso é o primeiro município de Mato Grosso a fazer esse reconhecimento aos sulistas que desbravaram o Estado “O Movimento tradicionalista contribui para a economia das regiões do Estado pois carregou um valioso patrimônio imaterial, o modo de falar, de vestir, as festas, as danças, as crenças, a alimentação e o chimarrão são fatores que atraem pessoas de muitos cantos do mundo", justificou. ”, lembrou Wanderley Paulo.

Após a Lei ser sancionada, fica reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Sorriso, o Tradicionalismo gaúcho e suas manifestações, como: danças, músicas, cavalgadas, desfiles tradicionais gaúchos, tertúlia, fogo de chão, rodeios crioulos, torneios de laços, missa crioula, culinária campeira, churrasco, chimarrão, dentre outras.

O parlamentar lembrou que o município tem na sua história a contribuição do sulista. “Existe um grande número de pessoas que cultuam e muitos que vivem da cultura e das tradições gaúchas em Sorriso, e a Lei é uma forma de manter viva   e preservar as raízes campesinas no CTG e na comunidade porque hoje, falar de Sorriso é também falar do CTG, pois foi uma história de sucesso e crescimento que aconteceu simultaneamente,” ressaltou Wanderley Paulo.