Durante a 3ª sessão ordinária, o Capitão dos Bombeiros Militar, Comandante da 10ª CIBM/MT – Cidade de Sorriso, Senhor Weber Dionísio Batista Junior, apresentou as ações da Companhia Alves Daroit para o ano de 2017 aos vereadores e comunidade.
Hoje, a área de atuação da Companhia compreende além do município de Sorriso e seus Distritos, Caravágio, Boa Esperança e Primavera do Norte, também os municípios de Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera e Ipiranga do Norte.
Dentre toda a explanação, Cap. Weber enfatizou o aumento das  vistorias, e consequente liberação, num prazo aceitável para toda a sociedade.
Demonstrou o crescente número de atendimentos entre os anos de  2015, que foram feitos 3561 atendimentos de ocorrências, e já no ano de 2016, os militares atenderam 4606 chamados, dando uma média de 13,6 atendimentos por dia, sendo um dos maiores índices do estado.
As ações para o ano de 2017, o comandante enfatizou que são vários projetos, dentre eles, o “Projeto de Hidrantes Urbanos”. Hoje a cidade de Sorriso possui apenas seis hidrantes instalados na cidade. Cap. Weber, ressalta que “já foi protocolado junto a Secretaria Municipal de Cidades um oficio solicitando à empresa Águas de Sorriso, para que apresente o projeto de instalações de novos hidrantes, já que faz parte do contrato de concessão  da concessionária”. Ainda sobre o assunto, Weber relata que são necessários cerca de  217 novos hidrantes para serem instalados pela cidade.
Outro ponto importante é o fato de que a Companhia irá produzir vídeos institucionais e de orientação para pequenas e micro empresas,  para que estas regularizem suas edificações junto ao Corpo de Bombeiros de Sorriso.
Dentre outros projetos a serem instituídos neste ano de 2017, foram apresentados os seguintes: o “Projeto Alunos Seguros”, que tem o objetivo de capacitar professores da rede municipal de ensino, com palestras sobre primeiros socorros, enfatizando: acidentes com engasgos, quebra de dentes, ataques epiléticos, convulsões, fraturas e entorses, luxações e reanimação cardio- pulmonar. Tudo isso, de acordo com a programação da Secretaria de Educação do Município.
Já o “Projeto Kim nas Escolas”, vem com o objetivo de prevenir afogamentos, que será realizado nas escolas públicas e também particulares com crianças de 5 a 12 anos de idade. Serão distribuídos Gibis e passagens de vídeos institucionais relacionados com o tema.
Proposta de ser criado uma lei municipal de “Guardas Vidas”, nos locais que tenham piscinas ou área de banho, sendo formados pelo Corpo de Bombeiros estes profissionais, dando maior segurança para os banhistas e toda a sociedade.
O conhecido “Projeto Bombeiros do Futuro”, vem com força total neste ano de 2017. Lançado na data de 20 de fevereiro em solenidade na 10ª CIBM, contemplará nessa primeira fase, 70 crianças, que terão ensinamentos nas mais diversas áreas como: primeiros socorros, prevenção de incêndio, ordem unida, respeito e cidadania, orientação sexual, perigos na internet,  dentre outros.
Também foi explicado que o núcleo de fiscalização dos Bombeiros irá intensificar as ações de fiscalizações preventivas em grandes eventos, principalmente que envolvem grande público, bem como em indústrias, comércios, bares, boates e edifícios.
Outro ponto importante da explanação, foi o fato de que os bombeiros estão mapeando os locais de maior índice de acidentes de trânsito, para posterior instruir o poder público municipal com medidas preventivas passivas ou ativas.
Sobre as queimadas, os bombeiros planejam ações de prevenção e combate a incêndios em locais de terrenos baldios, residências e comércios.
Capitão Weber finalizou a apresentação, com demonstrativo do trabalho operacional dos bombeiros militares, com os problemas que a companhia enfrenta, bem como as soluções destes com a utilização do FUNREBOM para solucionar grande parte destes problemas. Atualmente o fundo contém cerca de R$ 483 mil reais em caixa, os quais serão utilizados para o melhoramento operacional da unidade militar.
Foram arrecadados em Taxas de TACIM (taxa de incêndio) e Taxa de Segurança (taxa de análise de projetos) entre os anos de 2013,2014,2015 e 2016 foram pagas em Sorriso quase 6 milhões de reais, sendo que 50% deste valor devem por lei retornar para os bombeiros, para serem aplicados em melhorias que fizerem necessárias.
Assistem o vídeo completo das explicações através do link https://www.youtube.com/watch?v=01rpz_qFRpI