O vereador Celso Kozak apresentou durante sessão plenária a indicação nº 511/2022 solicitando que o município implante um horto comunitário de plantas medicinais, com o objetivo de resgatar, valorizar, ampliar e qualificar a utilização de plantas medicinais como elemento estratégico de saúde, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, redução do uso demasiado de medicamentos e a interação social.
Celso Kozak, explicou que o uso de plantas medicinais é uma prática tão antiga quanto o surgimento das primeiras civilizações e é reconhecido como prática integrativa complementar em saúde. “O Horto visará promover o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e de uso não convencionais, estimular a população a cultivar em pequenas hortas plantas de comprovada eficácia terapêutica e implantar programa de divulgação dos produtos fitoterápicos com vistas a orientar a comunidade médico-paciente a respeito de sua utilização”.
O parlamentar destaca ainda que a intenção é cultivar plantas medicinais, aromáticas e condimentares que colaborem na construção da política pública de fitoterapia e resgate de cultura popular. “Alecrim, carqueja, babosa, alcachofra, poejo, manjericão, cavalinha, são algumas das variedades que podem ser cultivadas em uma área verde, cedida pelo município para o fim”, cita Celso Kozak.