O requerimento nº 55/2022 de autoria do vereador Celso Kozak (PSDB), pede que a concessionária Rota do Oeste disponibilize a Transponder de Identificação Eletrônica (Tag) de pedágio “sem parar”, visando atender à necessidade de motoristas de veículos de atendimento público de emergência, como os do corpo de bombeiro e ambulâncias que trafegam na BR 163, em passar direto pelas cancelas do pedágio sem que se precise parar em uma fila.
O vereador destacou ainda que as ambulâncias perdem muito tempo nos pedágios o que acarreta problemas no atendimento de urgência dos pacientes. “Ao se deslocar para outra cidade, as ambulâncias, sem a tag do “Sem Parar”, necessitam aguardar na fila da cabine do pedágio para obtenção da isenção garantida por lei, ocasionando na perda de um “precioso e vital tempo no trajeto a ser percorrido para execução de exames e outros procedimentos”.
Segundo Celso Kozak, esse requerimento é de suma importância, haja visto que os veículos oficiais, principalmente as ambulâncias de nossa cidade são isentos do pagamento da taxa do pedágio, mas, acabam tendo que ficar na fila para liberar o acesso. “O serviço de pagamento eletrônico “Sem Parar”, tem o objetivo de atender à necessidade de motoristas em passar direto pelas cancelas do pedágio, sem que se precise parar em uma fila. Esse serviço traz uma economia de tempo significativa para os motoristas que o utilizam com certa regularidade”, explicou.
A matéria foi encaminhada aos setores competentes.